

Durante anos, tentei fazer com que a banda folk Lestics entrasse numa novela do Silvio de Abreu da Rede Globo. Ele pedia dicas para determinados personagens que criava para seus folhetins. Deve ter uns 3 discos dos Lestics de formações diferentes. Não tinha a intenção de vender a banda ao sucesso ou coisa assim, apenas gostaria que mais pessoas conhecessem as letras e melodias de uma banda que possui uma qualidade ímpar em sua obra. Que bom seria que mais pessoas a conhecessem…
Conheci a banda no meio da década passada quando era Olavo (voz), Umberto (violão e Piano), Patu (baixo), Felipe (batera) e o Lirinha (guitarra). Como amigo do Lirinha, fui apresentado à banda. Era um simples ensaio no Nimbus, mas as suas musicas já me chamaram a atenção, principalmente, Plano de Fuga, com seu baixo Mccartiano e sua letra que diz que nem tudo esteja perdido. Sim, eu também acho que nem tudo esta perdido.
Olavo e Patu ainda continuam na banda. Fui a um show, recentemente, onde tocaram as canções de seu sétimo álbum ainda não lançado. Eles tocaram em um lugar chamado Casa Do Elefante. Este lugar vende DVDs, LPS e alguns livros. Um tipo de lugar que está se tornando comum na cidade de São Paulo – lugar pequeno com boa musica e as pessoas interessada pela musica que é tocada pela banda. E o Lestics fez seu show, como sempre honesto e poeticamente singelo.
Uma vez em um festival de Folk nos anos 2000, organizado por meu amigo Pedro Gama, enchi a paciência do Olavo após o show para tocar minha musica da banda predileta O Rio. Ele e sua esposa estavam visivelmente irritados comigo e com toda razão, me presentearam cantando à capela a letra abaixo:
O rio me leva a Lisboa
O rio me leva a Paris
O rio me leva pro mar
mas antes me traz aqui
Ele corre escada acima
Ele inunda a casa inteira
Ele cai pela janela
e se faz de cachoeira
Cheguei a tocar com alguns membros do Lestics. O excelente baterista Pio Parts e o multi instrumentista Primo. Músicos de primeira e pessoas que passaram poucas e boas comigo. Pio Partes saiu recentemente da banda, gravou o álbum Seis da banda e partiu. O Primo teve rápida passagem na banda, mas de vez em quando conversamos sobre o assunto.
Seu álbum seis possui participação especial do grande Bocato em Entre Caracas e Paramaribo. Destaco a sublime Um jeito especial de dar errado, que foi até trilha de relacionamento deste que vos escreve. E acredite todo mundo se identifica com a frase que diz que a gente não foi feito para dar certo, mas encontrou um jeito especial de dar errado.
Quando os Beatles acabaram, perguntaram a para Mick Jagger qual era melhor banda que existe ( todos esperando que agora ele ia dizer que era os Stones) ele disse que era a banda que toca no bar da esquina de sua casa. Concordo com Mick Jagger por isso vi tantos shows de inúmeras bandas com um publico pequeno e às vezes desinteressado, mas vi a verdade, a beleza e o mistério que somente a musica pode transmitir. Mick Jagger os Lestics é uma dessas bandas, aquelas que são a melhor que existe.
Guilherme Inhesta é alguém que olha para a direita e para a esquerda do tempo, John Cale numa banda que só toca Velvet Underground e estudante de Arte Contemporânea.